A dessensibilização e reprocessamento por meio do movimento ocular (EMDR) é um tratamento de psicoterapia que foi originalmente projetado para aliviar o sofrimento associado às memórias traumáticas acessando e reprocessando tais registros estimulando o cérebro a uma resolução adaptativa. Após o tratamento com EMDR, o sofrimento afetivo é aliviado, as crenças negativas são reformuladas e a excitação fisiológica é reduzida. Durante a terapia com EMDR, o cliente entra em contato com memórias emocionalmente perturbadoras em breves doses sequenciais enquanto simultaneamente se concentra em um estímulo externo, como movimentos oculares bilaterais, que são mais comumente usados (mas também uma variedade de outros estímulos, incluindo batidas nas mãos e estimulação de áudio). Supõe-se que a terapia com EMDR facilita o acesso à rede de memória traumática, para que o processamento da informação seja aprimorado, com novas associações forjadas entre a memória traumática e memórias ou informações mais adaptativas, eliminando o sofrimento emocional e desenvolvendo novos recursos cognitivos.
Estudos repetidos mostram que, usando a terapia com EMDR, as pessoas podem experimentar os benefícios da psicoterapia mais rapidamente do que nas psicoterapias convencionais. A terapia com EMDR mostra que a mente pode curar-se de um trauma psicológico, assim como o corpo se recupera de um trauma físico (estimulada o processo de autocura do cérebro).
O que pode ser trabalho no EMDR:
Traumas, memórias/lembranças perturbadoras, luto, separação, fobias, pânico, abuso sexual/psicológico, assédio moral, experiências em catástrofes, sentimento de culpa, pesadelos recorrentes, vítimas de bullying, Transtornos do estresse pós-traumático, conflitos emocionais, desempenho e performance.
Viva sem traumas, faça EMDR.
Psicólogo Ocimar G. Olivetti Filho
CRP 08/13091
Terapeuta em EMDR.
© 2018 Crafting.com.br. Todos os direitos reservados